sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Brigadeiro gourmet

Texto da professora Simmone Horst Ribeiro.
 
Aula prática de culinária empolga alunos a resolver questões sobre tempo, medidas, e valores.
O interesse surgiu após uma breve discussão em que os alunos relataram que comer chocolate antes das provas ajudaria na concentração. Um ditado de texto sobre o chocolate retirado da revista Recreio despertou ainda mais o interesse pelo fruto, cacau.
A aluna Natália disse que o “brigadeiro” é seu docinho preferido. Arrecadamos os ingredientes para o preparo do “brigadeiro gourmet”, sugerido pela professora.

Através de uma breve pesquisa na internet a professora contou aos alunos sobre a origem do fruto cacau, os benefícios e o consumo exagerado do chocolate onde gera malefícios em relação à saúde. O estudo consiste no resgate histórico sobre o surgimento do cacau, fruto matéria-prima do chocolate. 

Também relacionamos o cacau com os povos maias e astecas. Trabalhamos questões envolvendo a leitura, horas, minutos e segundos, e medidas de massa. E por que não valores? Disse o aluno Ruan, “se estamos trabalhando juntos temos que ter paciência uns com os outros”. 

Realizamos em sala de aula e na cozinha da escola sob a vigilância da professora e da colaboradora dona Josania o preparo do “brigadeiro gourmet” onde utilizamos cacau em pó 100%. Os alunos se divertiram muito tanto no preparo como na degustação do brigadeiro, o qual foi distribuído para toda a equipe docente da escola e demais funcionários. “Fizemos questão de entregar para os professores “potinhos de brigadeiro” para que eles experimentassem nosso doce” relatam as alunas Pollyana, Milena, Joyce e Natália. “Poderemos trabalhar porcentagem sugeriu o aluno James”. Então no caderno foram desenvolvidas diversas questões sobre porcentagem. Aula divertidíssima e interdisciplinar trouxe ao ambiente escolar o fato de que trabalhar culinária pode ser um modo criativo de interligar todas as disciplinas.

Receita do brigadeiro gourmet

1 caixa de leite condensado

3 colheres de cacau em pó

Meia colher de manteiga

1 caixa de creme de leite 

Preparo: Coloque numa panela o leite condensado, o cacau em pó e a manteiga em fogo baixo. Mexa bem até a manteiga derreter. Em seguida vá mexendo até o doce começar a desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo e acrescente o creme de leite, mexendo bem. Você poderá colocar em potinhos enfeitando com confeitos de sua preferência.

Texto sobre o chocolate:

O chocolate é um alimento derivado da amêndoa fermentada e torrada do cacau. Consumido no mundo inteiro, é importante componente da indústria alimentícia, além de ter papel fundamental na economia de vários países do globo. Sua árvore é o cacaueiro, planta típica de clima tropical, que encontra no Brasil um ambiente ideal para o seu cultivo, em especial nas regiões do Espírito Santo e o sul da Bahia, em Ilhéus. O Brasil é o maior produtor de chocolate da América Latina e um dos maiores do mundo ao lado da Costa do Marfim, Gana e Equador. Segundo cientistas, o lar original do cacau ficava nas florestas da região do rio Amazonas, ou na região do Orinoco, na Venezuela. Colombo teve a oportunidade de, durante sua quarta viagem à América, conhecer os grãos de cacau, mas não lhes deu atenção.

Os relatos dão conta de que os primeiros a consumir chocolate regularmente, por volta de 1500 a.C. foram os membros da civilização Olmeca, habitantes dos atuais México e Guatemala. Posteriormente, Maias e Astecas povos da mesma área, desenvolvem o costume de beber chocolate, produto considerado sagrado. As sementes eram torradas e misturadas a iguarias como por exemplo pimenta, uma base de milho fermentado e especiarias, resultando em um sabor bem diferente do que se conhece hoje. Nas cerimônias religiosas, o cacau torrado era servido com especiarias e mel.

É por meio do comércio realizado pelos conquistadores espanhóis que o chocolate chega à Europa, acabando por se difundir pelo mundo todo. No início, é considerado um alimento especial por seu valor nutricional e energético e somente mulheres, sacerdotes e nobres o consumiam em cultos da Igreja Católica. Por volta de 1700 as "Casas de Chocolate" começaram a competir com as "Casas de Café" em Londres.

Com a Revolução Industrial, a invenção de diversas máquinas torna possível a produção em massa, além de fazer com que os produtos ficassem mais baratos. O mesmo acontece com a indústria do chocolate. Gradualmente, o cacau vai se popularizando e se diversificando com a adição de outros ingredientes. Em 1828 o fabricante holandês Conrad van Houtten descobriu um método de extrair a gordura dos grãos de cacau moídos, e transformá-la em manteiga de cacau. O hábito de comer chocolate em pedaços só se tornaria popular 20 anos depois em 1847, quando uma firma inglesa, Fry and Sons, começou a produzir chocolate doce em barras para comer (e não apenas chocolate em pó para beber), misturando o cacau moído com manteiga de cacau e açúcar. Na Suíça finalmente surge à mistura consagrada de chocolate, leite e açúcar, dando origem ao chocolate como conhecido nos dias atuais.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário